Alongamentos recomendados para jogadores de voleibol #2

Seção: 

No texto anterior, falamos sobre a importância do alongamento para um bom desempenho do voleibol. Ressaltamos também que é importante estar aquecido para, então, esticar os músculos antes de iniciar jogos e também imediatamente após os términos das partidas. Para entender melhor, acesse aqui: Alongamentos recomendados para todo jogador de voleibol (parte I)

Vamos agora aos alongamentos indicados por Aaron Brock:

 

Flexores do quadril

 



Brock explica que em um jogo de voleibol, é comum você estar em um posição de defesa (curvado sobre os quadris com a bunda preso fora) deixando-o suscetível ao desenvolvimento curto, flexores do quadril inflexível. Flexores do quadril apertado pode restringir a amplitude de movimento, limitando o chão que você cobre na quadra e eventualmente pode levar a dor lombar.

Alongando:

Lunge para a frente com a perna esquerda e sentir um estiramento na parte da frente de seu quadril direito. Em seguida, chegar ao seu braço direito para cima no ar para isolar uma área diferente. Certifique-se de mudar as pernas e esticar ambos os lados.
 

 


Quads

 

A lesão mais comum relatada pelos atletas de voleibol é a tendinite patelar ou "jumper do joelho". Saltar de uma posição agachada para bloquear, por exemplo, faz com que o quadríceps se contraia e coloca os joelhos em stress.

Alongando:

Deite-se do seu lado e puxe o calcanhar em direção a seus glúteos. Você também pode puxar o quadril para trás em extensão nesta posição para incorporar os flexores do quadril. Outra maneira de esticar seus quads é mentir sobre seu estômago e puxar o calcanhar para seus glúteos.
 


Isquiotibiais

 

Estes músculos trabalham junto com os quads e ajudam na produção de energia de estabilização. Os isquiotibiais desempenham um papel vital no salto, pouso e movimentos lateriais.

Alongando:

Na posição de pé, dê um passo à frente com a perna direita, mantendo o joelho direito (dobre o joelho esquerdo ligeiramente) e mova o peito mais perto de sua coxa. Puxe os dedos dos pés para cima e sentir um trecho isolado atrás do joelho. Para esticar a área de isquiotibiais elevada, dobre o joelho esquerdo e mova o tórax ainda mais perto da coxa. O trecho "hurdler" modificado também funciona bem. Mantenha suas costas retas e dedos dos pés para enfatizar atrás do joelho.


*Importante: Recomendamos sempre a orientação de um preparador físico antes do início de todo e qualquer exercício físico.

No próximo texto daremos continuidade aos alongamentos recomendados para um bom desempenho nas partidas de voleibol.
 

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage e Compartilhe nas redes sociais!

Nossa Fanpage

Nossa Fanpage

Tags: 

Especial: