Alongamentos recomendados para jogadores de voleibol #1

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Alongamentos recomendados para todo jogador de voleibol (parte I)


Alongar os músculos antes de iniciar e após os jogos é de extrema importância, uma vez que proporciona ao atleta uma boa preparação física e alto rendimento durante a partida, além de ser um método de prevenção de graves lesões no corpo do atleta.

Falaremos sobre alongamentos estáticos recomendados pelo Diretor de Medicina Esportiva e Treinamento Atlético Principal da equipe Masculina de Voleibol dos EUA, Aaron Brock.

Brock enfatiza que os alongamentos estáticos alcançam o máximo de benefícios para o atleta quando realizado após um bom aquecimento. É recomendado ainda que os alongamentos ocorram antes e depois das atividades de vôlei.

Na primeira etapa de alongamentos, como já mencionado, é importante que haja um aquecimento dinâmico. Dentre os exercícios que você pode executar no aquecimento, destca-se: correr, shuffing lateral, pular, correr para trás, plyometrics, brocas de agilidade, brocas de escada, etc.

A segunda etapa de alongamentos deve acontecer imediatamente após a atividade de voleibol. Geralmente as sessões de alongamentos duram cerca de 10 minutos para esticar todos os músculos pertinentes, incluindo flexores do quadril, isquiotibiais, panturrilhas, glúteos, quads, adutores/ virilhas, abdômen, costas e ombros.

Listaremos no próximo texto os alongamentos indicados para esticar os principais músculos para um treino adequado de voleibol.

*Importante: Recomendamos sempre a orientação de um preparador físico antes do início de todo e qualquer exercício físico.

 

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