Regras do Futebol Society: o campo

Seção: 

O futebol society é sem dúvida uma das modalidades do futebol mais praticadas no Brasil. É um formato que deu muito certo com os grande centros urbanos, pois diferentemente do futebol de campo, requer pouco espaço e poucos jogadores, além de outros fatores como a grama sintética que reduz em muito a necessidade de manutenção.

Porém, o futebol de 7 (como também é chamado) possui regras e características próprias, a fim de tornar o jogo bem disputado e competitivo.

Nesse post, vamos falar sobre os pontos mais relevantes do campo do futebol society, para que você possa entender bem o local onde joga toda semana.

Usamos como referência as informações fornecidas pela Federação Internacional de Football 7 Society.

 


 

Dimensões:

O campo de jogo deve ser de grama sintética ou natural, tendo sua forma retangular, não podendo seu comprimento exceder a 55 m nem ser inferior a 45 m e a sua largura máxima de 35 m e a mínima 25 m. Devendo o comprimento ser sempre superior à largura.


 

Marcação do Campo:

O campo de jogo deve ser marcado por linhas de cor branca e bem visíveis. As linhas que o limitam de maior comprimento são chamadas linhas laterais e as de menor comprimento linhas de fundo.

Na metade do campo será traçada uma linha transversal, de lado a lado, chamada linha

central. O centro do campo será marcado por um ponto bem visível, exatamente na metade da linha central.


 

Rede Superior:

É opcional (mas bem interessante!) ser colocado na quadra society uma rede de proteção superior, de modo a não permitir a passagem da bola.


 

Área de Meta e Marca de Pênalti:

De cada extremidade do campo devem ser traçadas duas linhas perpendiculares à linha de fundo, a uma distância de 5m de cada poste de meta. Essas linhas avançarão 8m pelo campo adentro e serão unidas, em suas extremidades, por uma linha transversal paralela à linha de fundo e com 15m de comprimento.

A marca de pênalti será definida por um ponto bem visível, com 10 cm de raio, na metade da linha frontal da área de meta, e a distância de 8m da linha de fundo.


 

Metas:

As metas (barras do gol) devem ser colocadas no centro de cada linha de fundo, com 5m de largura e 2,20m de altura.

Por trás das metas devem ser colocadas obrigatoriamente redes presas nos postes, na barra transversal e no solo, devendo estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a dar bastante espaço ao goleiro.

As redes devem ser confeccionadas com material adequado e que não ofereçam perigo aos praticantes, tendo pequenas aberturas que não permitam a passagem da bola.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage e Compartilhe nas redes sociais!

Nossa Fanpage

Nossa Fanpage

Tags: 

Especial: