Aprenda alongamentos eficientes para o pré-jogo de tênis

Seção: 

O tênis é um esporte exigente para o corpo que requer altos níveis de resistência cardiovascular, agilidade, força e flexibilidade.

Fazer sempre um alongamento no pré-jogo (ou pré-treinamento), irá melhorar e potencializar o seu desempenho, além de ajudar a minimizar o risco de ter alguma lesão.

 

Principais músculos usados no tênis

Os principais grupos musculares que agem durante uma partida de tênis são os músculos do manguito rotador do ombro, do trapézio, os peitorais, a parte superior do braço e antebraço, o quadríceps, o quadril e os músculos da panturrilha.

Perceba que são vários as partes do seu corpo que é exigida e forçada no jogo. Ou seja, o alongamento precisa ser completo, e por isso, ele pode ser mais longo comparado com alongamentos para outros esportes.

 

Alguns motivos para você fazer o alongamento

  • É fundamental para manter a flexibilidade, o que por sua vez promove uma boa postura e reduz a dor e desconforto lombar;
  • Ajuda a controlar desequilíbrios musculares;
  • Até mesmo o alongamento mais simples, fazendo parte da sua rotina de treinamento de tênis, ajuda a promove a circulação sanguínea, o que melhora o seu estado de alerta e coordenação motora.
  • Ajuda a prevenir algumas lesões, como:
    • Tendinite do manguito rotador. Uma condição que causa irritação aguda nos tendões do ombro e músculos.

    • Tendinite do joelho. Uma condição que causa irritação nos tendões e músculos do joelho.

    • lesões por overuse musculotendinosa. Geralmente do ombro e do cotovelo.

  • Te faz se sentir melhor e mais relaxado.

 

O alongamento

Logo abaixo, colocamos um vídeo com um alongamento completo que você pode fazer. O audio está em inglês, mas você pode observar e copiar os movimentos.

Mas atenção: se qualquer um dos exercícios causar dor ou desconforto, interrompa imediatamente. Posteriormente, procure um médico ou fisioterapeuta.

O vídeo tem 10 minutes e é um exercício completo, mais indicado e mais eficiente. Porém, se estiver com pouco tempo, faça pelo menos esses 3:

1- Esticar e girar o pulso: coloque um braço para frente e paralelo ao solo. Gire o punho para baixo e para fora e, em seguida, use a outra mão para foçar o movi emento.

 

2- Esticar o peito na posição oposta: fique em pé com as costas para uma mesa ou bancada e coloque as mãos na borda. Dobre os braços e abaixe lentamente seu corpo inteiro.

 

3- Esticar e ajoelhar para o calcanhar: ajoelhe-se em um pé e coloque o peso do corpo sobre o joelho. Mantenha o seu calcanhar no chão e incline-se para frente.

 

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage e compartilhe esse post nas redes sociais!

 

----

fontes: stretchcoach

Nossa Fanpage

Nossa Fanpage

Tags: