Aprenda a escolher o melhor tênis para sua modalidade

Seção: 

Escolher o melhor tênis pode fazer uma grande diferença no seu desempenho ao jogar seu esporte, mas pode também ser ainda mais importante quando evitar uma lesão no pé, tornozelos ou joelho, por exemplo.

O fato do futebol ser o esporte mais popular no país torna mais fácil de os praticantes terem acessos às informações dos calçados disponíveis nas diversas mídias e em diversas publicidades.

Em outros esportes é mais comum ver os praticantes usando calçados não específicos para sua modalidade e estilo.

Nesse post te ajudaremos a escolher o melhor tênis para sua modalidade.

 

As partes de um tênis

  • Cabedal – parte superior do calçado;
  • Contraforte – no calcanhar, entre o cabedal e o forro interno;
  • Biqueira – estrutura na ponta do tênis para proteção dos dedos;
  • Forro interno;
  • Entressola;
  • Solado.

 

Escolhendo o melhor tênis

De forma geral, a escolha do tênis vai variar com o ambiente em que o esporte é praticado e os movimentos mais aplicados.

Por exemplo, para atividades de quadra, como futebol de salão, vôlei, handebol e basquete é importante a estabilidade por conta das mudanças rápidas de direção.

Para o vôlei é também desejável ter um bom amortecimento para os saltos. No basquete, o ideal é ter uma estrutura no solado com formas concêntricas, para auxiliar o jogador nos movimentos, e o cano longo para mais sustentação do tornozelo.

 

Em esportes praticados em terrenos abertos, como o futebol de campo, é importante contar com travas para obter estabilidade. Já no society o solado deve ter gomos para enfrentar a grama sintética. Em ambos os casos, uma boa estrutura de proteção é fundamental par evitar lesões nos dedos do pé.

 

Para o tênis de seus treinos em corridas, ou para os praticantes de maratona, a primeira coisa é descobrir o tipo de pisada (pronada, supinada ou neutra.) que você desenvolve. Vamos escrever em breve um texto sobre essa questão. Siga nossas redes sociais e fique ligado!

 

A partir dessas informações, você pode escolher na loja a melhor opção, mas basicamente o calçado não deve ter o solado muito alto e nem molas exageradas. Um bom sistema de ventilação também é recomendado.

 

No caso dos tênis usados na academia, o conforto é o mais importante. Ele deve ter boa ventilação e oferecer uma sustentação adequada, o que é exigido em exercícios com cargas de peso.

 

Já curtiu nossa fanpage? Não perca as próximas postagens. Você também pode nos seguir no Twitter!

-------

Fontes:

COMO ESCOLHER O SEU TÊNIS? VAI DE ESPORTE OU ECOLÓGICO?

Imagens do Papo de Gordo

 

 

 

 

Nossa Fanpage

Nossa Fanpage

Tags: