Como gerenciar suas emoções em competições esportivas

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Para ter sucesso em qualquer esporte, o atleta precisa apender a lidar com suas próprias emoções. E, durante competições, cada atleta vai experimentar altos e baixos emocionais.

Lidar com as emoções negativas pode ser a tarefa mais difícil para qualquer pessoa.

Como você lida com a emoção vai impactar significativamente na sua capacidade de aprender com as experiências, aumentar sua confiança pessoal, e se preparar para o próximo jogo.

Por exemplo, se você focar demais na vitória de um jogo difícil, você pode ter o sentimento de "já ter vencidoi" e não se preparar com o mesmo grau de foco e esforço para os próximos desafios.

Você pode relaxar o treinamento diário e perder a vantagem competitiva na temporada.
 

Por outro lado, se você se afundar em um sentimento negativo depois de perder um jogo importante, não vai aprender com a derrota e os seus níveis de confiança, o entusiasmo e a motivação irão por água abaixo.

Atletas de sucesso têm uma base consistente para aprender a equilibrar suas emoções, especialmente a respostar à perca.

 


 

Esportistas de sucesso experimentam as mesmas emoções intensas que os atletas amadores, mas estes últimos, geralmente, não conseguem olhar o campeonato de uma forma geral e a longo prazo.

Atletas de sucesso que gerenciam suas emoções no pós-jogo fazem, basicamente, duas coisas:

  1. Depois de uma vitória, eles voltam ao trabalho.

  2. Depois de uma derrota, eles voltam ao trabalho.


O ponto chave
 

O mais importe é se concentrar e perceber seu estado emocional, pois isso vai te ajudar a avaliar objetivamente sua performance.

Também vai permitir que você saiba como comemorar os sucessos, aprender com as derrotas e entender que não importa o que aconteça, amanhã é sempre um novo dia.

Resumindo, basicamente o que você precisa fazer para gerenciar bem suas emoções é olhar cada jogo isoladamente e ao mesmo tempo pensar na competição a longo prazo.

 

Ao finalizar cada partida você pode:

  1. Entender que vai ter dias bons e dias ruins.

  2. Dá algum tempo a si mesmo para depois do jogo (cerca de1 hora) perceber suas emoções. Este procedimento permite olhar além da intensidade das emoções do momento e gera uma perspectiva de longo prazo.

  3. Dizer a si mesmo: "Amanhã é um novo dia ... O que eu preciso fazer para melhorar meu jogo?"

  4. E finalmente, mãos a obra!

 

fonte: Peak Sports

 

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Atleta decepcionada
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