5 Alimentos que te darão energia no esporte

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As vezes, por mais que você goste da atividade esportiva, em algum momento bate um cansaço e uma vontade de não ir para a pelada.

Se isso já aconteceu com você, talvez esteja faltando energia para enfrentar a maratona do dia a dia e ainda sobrar uma boa quantidade para o jogo com os amigos.

Já mostramos aqui 6 alimentos naturais poderosos para atletas, e hoje vamos listar 7 alimentos que podem te ajudar ter essa energia para o esporte.


 

Água com Limão

 

Aqui não se trata de energia propriamente dito. A água é a parte mais importante para manter todas as células do seu corpo hidratadas e trabalhando em níveis elevados.

Um estudo de 2012 descobriu que mulheres que sofreram leves desidratações, relataram sentir-se mais cansadas.

Um outro fator é o sono. O período em que você passa dormindo acaba desidratando o corpo. Por isso, comece o dia com pelo menos 500 ml de água assim que acordar.

Na pelada, uma forma simples de se hidratar com mais potência é adicionar limão à água, o que transforma o H20 normal em uma bebida energética natural que é cheia de eletrólitos, e estes são cruciais para as células produzirem energia.


 

Frutas Frescas

 

O açúcar natural presente nas frutas proporciona uma rápida “carga energética” e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estável, pois são cheias de fibra.

Você pode fazer um lanche com berries (ajuda a se concentrar) ou morangos (ricos em vitamina C, que ajuda a transformar gordura em energia).

Pode também tentar um fruto tropical como o abacaxi, que contém iodo, o que ajuda a controlar o tempo com que o seu corpo queima energia.

Frutas com cascas, como bananas e maçãs, são boas escolhas para levar para o trabalho ou para comer no caminho do trabalho.



Chocolate Amargo

 

Ingerir um quadrado de chocolate amargo é bom para quem está precisando de energia.

Ele contém a teobromina, um estimulante natural, semelhante à cafeína, que aumenta a sua energia e melhora seu humor.

Você pode consumir depois do almoço ou um pouco antes do seu jogo.




Cereais

 

Os carboidratos fornecem 60% da energia que o corpo precisa diariamente, e os cereais integrais são feitos com carboidratos complexos (o tipo bom!), que também estão cheios de vitaminas e minerais.

Comer grãos integrais pode prevenir a falta de açúcar no sangue, de acordo com um estudo no Journal of Nutrition and Metabolism, o que significa mais energia do que quando você come carboidratos refinados em lanches açucarados ou altamente processados.

Você pode começar o dia com farinha de aveia ou um cereal com grandes quantidades de fibra para te deixar satisfeito até o almoço. O lanche pode ter bolachas integrais ou barras de cereais.




Aspargo

 

Este vegetal verde é rico em vitaminas do complexo B, que, naturalmente, elevam os níveis de energia saudáveis do seu corpo.

Eles também contém muita fibra, o ajuda a fixar o açúcar no sangue.

Se você consegue achá-los para comprar, adicione à sua salada no almoço para ajudá-lo durante a tarde.

 

Extras (estes alimentos também possuem papel importante na questão energética do corpo):

  • Pólen de Abelha

  • Giseng

  • Pimenta Caiena

  • Açaí com guaraná

 

Aqui são alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a elevar sua carga energética. Você pode consultar um nutricionista para ter uma dieta completa.

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